quinta-feira, 21 de agosto de 2008

KmPlot2


Continuamos a decorrer algumas possibilidades disponibilizadas pelo programa KmPlot:

Podemos desenhar o gráfico de uma parábola
Ex.: parábola(x)=x^2-5

Ou um gráfico da função seno
Ex:5*sin(x)

Para desenhar o gráfico 'y=x²+2x', devemos inserir o seguinte dialogo na "barra":
f(x)=x^2+2*x

Podemos também trabalhar com as funções paramétricas, que são aquelas em que as coordenadas 'x' e 'y' são definidas por funções separadas de outra variável, normalmente chamada de 't'. Para indicar uma função paramétrica no KmPlot, siga o procedimento usado para uma função explícita, mas defina antes o nome da função que descreve a coordenada X com a letra 'x', e a função que descreve a coordenada 'y' com a letra 'y'. Tal como acontece nas funções explícitas, você poderá usar qualquer nome de variável que desejar como parâmetro. Para desenhar uma função paramétrica, você precisa de ir a Funções>NovoGráfico>Paramétrico.... Será gerado um nome de função automático se não indicar nenhum.
Por exemplo, suponha que deseja desenhar um círculo, que tem como equações paramétricas 'x=sen(t)', 'y=cos(t)'. Procedimento:
1) Abra a janela dos gráficos paramétricos com a opção Gráfico->Novo Gráfico Paramétrico....
2)Insira um nome para a função, como por exemplo, círculo, no campo Nome. Os nomes das funções do 'x' e do 'y' irão mudar de acordo com este nome: a função 'x' fica igual a xcirculo(t) e a de 'y' fica ycirculo(t).
3)Nos campos de 'x' e 'y', indique as equações apropriadas, isto é, xcirculo(t)=sin(t) e ycirculo(t)=cos(t).
Clique em OK.


Noutra oportunidade, continuaremos a exemplificar e passaremos também a sugerir atividades para serem desenvolvidas com o KmPlot.

Nenhum comentário: