terça-feira, 30 de setembro de 2008

Proporcionalidade e Semelhança

Gostei muito de trabalhar no rived, explorei a parte de proporcionalidade e semelhança e achei interessante para trabalhar com os alunos, pois eles irão ver na prática como ficam as figuras quando não é feita na proporção.

Semelhanças de figuras

Hoje trabalhamos com as semelhanças de figuras.
Achei muito interessante para aplicar aos alunos de 6ª e 8ª série. A atividade possibilita a construção dos conceitos e também na fixação do conteúdo de semelhança, de razão e de proporção de maneira lúdica e agradável.
As ilustrações também são convidativas ao trabalho.

RIVED

Semelhança de figuras

Para trabalhar semelhança de figuras é interessante usar os programas, "Proporcionalidade e semelhança", "Alturas inacessíveis" e "A semelhança de redução e ampliação de figuras", para isso click aqui

Semelhanças

Esse site é muito interessante para trabalharmos com as 6ª séries, pois nos possibilita exercitar o conteúdo de semelhanças de maneira bem prazerosa.Click aqui para ver mais

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Curiosidade matemátca

Encontrei algumas atividades de matemática e português para alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. São bem interessantes clique aqui e verás!!!

Sobre o Kbruch


O programa Kbruch é um software livre do Linux, para se trabalhar com frações. O professor ou o aluno escolhe o tipo(operações com frações ,com n° decimais, comparação de frações, conversão e fatoração) e a quantidade(1 a 10) de exercícios que o programa vai propôr para ser resolvido de forma on-line, e acusa se as soluções estão corretas. Os exercícios são lançados de forma aliatória, como o professor não consegue escolher os exercícios em si que deverão ser resolvidos, acredito que para um melhor desenvolvimento de uma aula com este software, devemos orientar o aluno a registrar no caderno os exercícios realizados com as soluções encontradas(sem cobrar a resolução), desta maneira o professor consegue acompanhar melhor o desenvolvimento de seus alunos.
Acredito ser maravilhoso sairmos da mesmisse, este programa amplia as possibilidades de atividades on-line, é um ótimo caminho para estimular os alunos a resolver exercícios de matemática, pois os alunos gostam muito de trabalhar nos computadores, são curiosos e participativos no laboatório de informática, eles adoram.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Construção de figuras


Estamos aprendendo a construir figuras geométricas no kig.

Geometria Interativas

A geometria interativa do programa KIG nos possibilitou construir polígonos e através deles explorar o perímetro, n° de lados e vértices.
trabalhamos também com ponto, reta, segmento de reta.
Conseguimos movimentar as figuras sem que sofram alterações, apenas aumentando ou diminuindo seu perímetro.
Foi um trabalho prazeroso.

PROGRAMA KIG GEOMETRIA INTERATIVA


Com o programa Kig Geometria Interativa podemos criativamente estudar polígonos explorando todos os aspectos que ele oferece. Podemos colorir, nomear, medir ângulos, lados, retas, segmentos de reta e muitos outros.Também é possível mover circunferências, aumentar e diminuir observando assim a variação do raio. Cabe ao professor explorar este programa ao máximo com seus alunos.

ATIVIDADES COM O PROGRAMA KIG GEOMETRIA INTERATIVA

Para podem ser realizadas, como:
  • Construir polígonos, determinar o número de lados, perímetro, etc. Após, mover as figuras para observar que o perímexplorar o programa Kig geometria interativa muitas atividades etro muda, mas as características das figuras continuam as mesmas;
  • Identificar segmento de reta, reta, ponto, etc;
  • Construir um segmento de reta em seguida uma circunferência onde o raio coincida com o segmento, mover a circunferência observando que aumentando o raio automaticamente aumenta a circunferência.
  • Todas as atividades realizadas deverão ser, é claro, realizadas primeiro pelo professor para orientar devidamente seus alunos.

O uso do Kpor cento

Bem, a aula de hoje foi muito corrida pra mim, pois meu tempo foi muito curto devido as minhas aulas na escola. Mas no pouco que consegui participar observei que podemos realizar atividades variadas usando o Kpor cento e assim atrair um pouco mais a atenção do nosso aluno.

COMENTÁRIO SOBRE OS PROGRAMAS KBRUCH E KPOR CENTO


Achei muito interessante as atividades dos programas KBruch e KPor cento para serem aplicadas em turmas de quarta e quinta séries.Os exercícios favorecem o cálculo mental com atividades variadas, envolvendo operações, comparações, conversão e fatoração de frações. Algumas atividades de porcentagem necessitam o auxílio de calculadora pois utiliza números com valores elevados.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM OS PROGRAMAS KBRUCH E KPOR CENTO


Os programas KBruch e KPor cento podem ser trabalhados em sala de aula, na forma de trabalho, onde cada aluno deverá resolver uma quantidade x de questões, sendo estas de operações, comparações,porcentagem, etc. Estas atividades deverão ser escritas em bloco de anotações e apresentadas para o professor, sabe-se no entanto, que as atividades realizadas estarão corretas, pois é um recurso do programa.
Uma outra atividade que poderá ser realizada é através da ferramenta pertencente ao programa KBruch sobre a fatoração, que ajuda não só na fatoração no ensino de frações, mas como para 2ª, 3ª ou 4ª séries na multiplicação de fatores que resultam no produto dado.

MOTIVANDO NOSSOS ALUNOS


Conhecendo os novos programas KBruch e KPor cento podemos utilizá-los com os alunos em forma de fixação, de trabalho ou até mesmo fazer competições.No ensino fundamental os alunos gostam de atividades desafiadoras, por isso, estas ferramentas auxiliam, pois atualmente as tecnologias devem sempre acrescentar o possível nas aulas de matemática e com certeza nossos alunos se motivarão ainda mais.

Geometria

Figuras geométricas

Polígonos


- explorem!!! Postem comentários!!!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Léo f2

Podemos trabalhar com o auxílio desses programas com aluno da rede de ensino fundamental das séries finais,na parte de números fracionário e decimais,mostrando teoricamente cálculos com soma,diferença,multiplicação e divisão.Também podemos fazer a decomposição de números naturais.
Na parte da geometria desenvolvemos e conceituamos o significado de ponto,reta,segmento de reta,circunferência,círculo,triângulos,etc em um plano cartesiano. Podemos ressaltar a importância do contato direto da matemática convencional com a tecnológica nos dias atuais.

Matemática no laboratório de informática



O programa "linux" traz alguns softwares para o professor de matemática utilizar com os alunos em aula.Um deles é o "kbruch Exercitar frações" e outro chama-se "Kpor cento exercitar Porcentagens". Estes dois softwares são recursos bem interessantes e que facilitam a aprendizagem em matemática. Não esquecendo que todo professor deve planejar seu trabalho antes de levar seus alunos para o laboratório. Uma vez que nossa clientela está muito a nossa frente. Devemos socializar nossas descobertas, pois é com a troca que tudo acontece.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Relação de software livres educativos Matemática

Asymptopia - Palavras cruzadas com expressões Matemáticas
Calc 3D - Gráficos: geometria e estatística
Dr. Geo - Software interativo para o aprendizado de geometria. Permite a construção de figuras geométricas interativas.
Fractint - Geração de fratais (ilusões)
FracTree - Desenho de fratais (ilusões)
Geogeobra - Geometria interativa.
GeoNext - Matemática dinâmica
Kalcul - Aplicativo para teste de equações matemáticas
Kali - Pavimentações
Kbrusch - Trabalho com Frações
Kcalc – Calculadora
Kig – Geometria
KMathTool - Coleção de calculadores matemáticas
Kmplot - Matemática Geometria interativa.
Kpercentage - Estudo de porcentagem
Matrisa – Estratégia. O objetivo é associar uma carta retirada de uma pilha de cartas a um conjunto de cartas organizadas em linhas e
colunas com certas características. Jogador deve completar a tarefa em um limite de tempo.
Modellus -Modelação: Pavimentações: plano e superfície esféricas
Kaleido Tile ReC - Geometria
TuxMathScrabble – Palavras cruzadas com expressões numéricas
WinPlot - Desenho e animação de superfícies

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Desafio LÉO 1


Observe a seguinte função: y = x² + 2x

Responda:

*qual é o conjunto solução?
*quais são os coeficientes?
*esta função é completa ou incompleta?
*qual é ponto mínimo?

Analisando os gráficos responda:

- Sabendo-se que a forma geral da função linear éf(x)= ax+b, escreva a função que representa os gráficos ao lado.
- Determine a raíz de cada uma das funções.
- Em que ponto os gráficos cortam o eixo das ordenadas? Precisamos do gráfico para encontrar este ponto?
- Porque a reta rosa esta com o sentido oposto da reta verde?Podemos reconhecer o sentido da reta somente através da função?

Infinitos Caminhos

Adoro a liberdade de expressão e admiro a humildade das pessoas,pois no mundo em que vivemos, comunicação e respeito as diferenças pesam muito no contexto da relação humana deste planeta.O curso que estou participando esta sendo muito interessante,tanto para mim quanto para meus clientes.Sinto-me mais vivo do que nunca.

Sobre o curso

Acredito que o curso é muito interessante para os professores de matemática, por nos ensinar a trabalhar com softwares, que é uma poderosa ferramenta para ensinar matemática de forma mais interessante, fujindo do modelo antigo em que se estrutura as aulas em sala de aula.
Vale a pena comentar o quanto os alunos gostam muito de trabalhar com a informática, no laboratório eles se tornam particapativos e interessados.

Matemática no Ambiente Linux

A primeira aula do Curso Educação Digital: Matemática no Ambiente Linux foi muito interessante, pois na mesma aprendemos como utilizar o programa KmPlot. Este programa faz parte do Linux e é muito útil para nossas aulas do ensino médio e, também, do fundamental. O KmPlot é mais uma ferramenta para nós, professores, que devemos estar sempre inovando.

Pense!!!



Observe o gráfico da função quadrática x²+4x e escreve:

a) a concavidade;
b) o vértice;
c) as raízes;
d) três pontos que determine esta função.

Matemática na informática



Penso que nós professores de matemática devemos estar em constante atualização, pois estamos vivendo no mundo da informática. Estou achando bem interessante o curso de informática que visa relacionar os conteúdos trabalhados em aula com a utilização do computador. Dessa forma as aulas ficarão mais atrativas e conseguiremos realizar um trabalho de melhor qualidade.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Construindo parábolas

Construa uma parábola com a concavidade voltada para cima, com o discriminante maior que zero e que corte o eixo das ordenadas no ponto -4.


Construção de parábolas


Faça uma parábola com a concavidade voltada para baixo e que as coordenadas do vértice sejam no ponto (0,6).

As aulas de matemática

Nossos alunos estão a cada dia mais exigentes e agitados e consequentemente precisamos de aulas mais atrativas, para isso precisamos estar sempre buscando novidades e uma delas é o uso da informática nas aulas. Através desse curso espero ter mais coragem e conhecimento para trazer os alunos para o laboratório e saber fazer algo que seja interessante e que venha contribuir para o aprendizado deles.

Desafio da parábola


Faça uma parábola com concavidade voltada para cima com vértice em y no -1 e corte o eixo x em -1 e+1

Matemática no LABIN

No primeiro encontro fiquei muito contente com as novas ferramentas que foram apresentadas. Não estou trabalhando em sala de aula este ano, mas como professora de matemática gosto de estar sempre buscando formas de atrair o interesse dos alunos. Sabemos que a matemática nem sempre é adorada por todos, porém é necessária para uma infinidade de coisas, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do raciocínio lógico e na resolução de problemas. Cabe a nós professores de matemática, incentivar nossos alunos para que gostem dos desafios proporcionados, por isso , acredito que devemos sempre participar de cursos como este.

grafico da Patricia S.


Construa um gráfico que intercepte o eixo y no ponto 1 com a concavidade voltada para cima.

grafico de campo

Este gráfico possue a concavidade voltada para cima, corta o eixo x no ponto 0 e no -2,e o vértice no par ordenado (-1, -1).

Matemática e Informática

O ensino da matemática associada ao uso da infomática poderá favorecer ao aprendizado do aluno, pois atualmente os alunos sentem-se seduzidos pelo uso do computador.
Sendo assim resta ao professor oportunizar atividades que o aluno possa usar essa ferramenta, tornando as aulas de matemática mais atrativas e diversificadas, que contribuam para o aprendizado do aluno.

Gráfico da função do 2º grau 2

Faça uma parábola com concavidade para baixo, onde o gráfico intercepte o eixo x nos pontos -4 e 0 e que a coordenada do vértice seja (-2,4).

Gráfico da função do 2º grau

Faça uma parábola com concavidade para cima, onde o gráfico intercepte o eixo x nos pontos 2,3.

Comentário sobre a primeira aula


Durante a primeira aula de informática na disciplina de matemática, percebi o quanto precisamos nos familiarizar com este universo, pois cada dia que se passa a tecnologia avança em uma escala desproporcional ao desenvolvimento da própria educação, com isto obtemos alunos desinteressados e professores desanimados.Para que isso se reverta, cursos como este proporcionará ao educando mais interesse nas aulas de matemática e também mais conhecimento, desenvolvendo um aluno crítico, capaz de solucionar as situações problemas propostas, tanto em sala de aula quanto no mundo em que vive. O importante também neste curso é a troca de experiências realizadas, pois embora trabalhando na mesma escola, muitas vezes não dispomos de tempo suficiente para fazer estas trocas.
Parabéns e sucesso para todos nós.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

KPor cento1


KPor cento - Exercitar Porcentagem.

O KPor cento é um programa de matemática que proporcionará aos alunos executar cálculos de porcentagens.
Podem ser realizados três topos de tarefas básicas. Podendo também ser essas tarefas ser selecionadas de modo aleatório, para estudantes mais adiantados.
Podemos exercitar cálculos onde o valor da porcentagem é a incógnita, ou o valor em que é baseada a porcentagem ou ainda o valor de um total relativo a sua porcentagem.
Este é um programa ideal para ser desenvolvido o conteúdo de porcentagem em turmas de 6º ou 7º séries, dependendo do currículo de cada escola.

KBruch1


KBruch - Exercitar Frações

Este é um pequeno programa que nos permite gerar problemas com frações. Estão disponíveis vários exercícios para este fim. O programa verifica os dados introduzidos e fornece um resultado. Com ele podemos comparar, operar, converter e fatorar frações.
É um recurso computacional muito interessante para ser trabalhado com turmas de 5º e 6º séries, por exemplo.
As atividades com o KBruch podem ser voltadas a execução de exercícios e memorização do conteúdo trabalhado.
Uma importante atividade a ser realizada é a conversão de frações. Em pesquisa recente divulgada pela revista Veja estava presente um triste dado para nós educadores da disciplina de matemática. O dado divulgado era de que 60% dos estudantes de nível fundamental não sabiam que 0,75 = 3/4. Dado este baseado na prova do ENADE. É algo que deve nos resignar, concordam...

KmPlot3

O trabalho envolvendo o KmPlot é muito abrangente quando pretendemos relaciona-lo com a prática docente. tenho algumas sugestões para uso do programa com os alunos:
- Podemos, por exemplo, em uma turma de 8º série, depois de trabalhar com equações, usar os gráficos do KmPlot para identificar, memorizar e exercitar, assuntos como; onde o eixo "x" ou o eixo "y" é cortado pela parábola e porque. Se o "x" for positivo ou negativo como ficará a concavidade da parábola. Entre outros recursos. Que equação forma uma reta.
Em uma turma de 1º ano uma atividade a ser realizada poderia ser identificar como se comporta um gráfico do seno, cosseno e tangente.
A experiência em sala de aula nos permite identificar dificuldades do aluno e cada um dentro de sua realidade conseguirá identificar outras atividades interessantes para ser desenvolvida com o aluno. Isso pode ser um tema de nosso curso com o Linux Educacional. Publique aqui comentários a respeito de atividades realizadas com este programa.